O evento do batismo com o Espírito Santo não deveria surpreender,
nem confundir os estudantes das Escrituras, pois é uma bênção já prometida,
relacionada com o plano divino da salvação em Cristo, predito por Joel, Isaias,
João Batista e Jesus (At 2.16-18; Is 44.3; Mt 3.11; Jo 14.16,17).
1. O Dia de Pentecoste
O dia de Pentecoste foi um dia singular para a Igreja e continua
sendo; é que nesse dia aprouve a Deus, por inter-cessão de Jesus Cristo, enviar
o Espírito Santo, a ocupar no mundo e de forma mais precisa, no seio da Igreja,
uma posição sem paralelo em toda a história da humanidade. Nesse dia cerca de
cento e vinte frágeis discípulos de Jesus foram cheios do Espírito Santo e
dotados do poder de testemunhar do Evangelho.
Como resultado da experiência do Pentecoste, Pedro pregou com tal
autoridade, que cerca de três mil preciosas almas se renderam aos pés de Jesus.
Com autoridade sobrenatural acusou os seus ouvintes judeus de haverem entregue
à morte o Filho de Deus, e exortou-os a se arrependerem de seus pecados. Isto
disse como prelúdio, para logo informar-lhes de que a conversão a Cristo
resultaria em receberem a mesma experiência que observavam, com sinais poderosamente
evidentes (At 2.14-41). Atente com interesse para este fato. Pedro proclamou
ter a promessa do batismo com o Espírito referência a todos os homens e não
somente àqueles que constituíam a assembléia ali reunida.
2. Para Quem é a Promessa?
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo; porque a promessa vos diz
respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar" (At 2.38,39). De acordo com estas
palavras de Pedro, note a extensão e alcance da promessa do batismo com o
Espírito Santo:
1° A promessa é para vós - os judeus ali presentes, representando os demais compatriotas,
isto é, a nação com a qual Deus fizera a antiga aliança.
2° Para os vossos filhos -os que existiam então e as gerações sucessivas.
3° Para todos os que ainda estão longe,isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar - para todos,
universalmente, para os gentios e para qualquer indivíduo que responda à
chamada de Deus, através do Evangelho para a salvação em .Cristo.
A promessa de Atos 2.39 indica que a gloriosa experiência do
batismo com o Espírito Santo foi designada por Deus para todos os crentes,
desde o dia de Pentecoste até o fim da presente dispensação.O enchimento do
Espírito Santo, assinalado pelo falar noutras línguas, como aconteceu no dia de
Pentecoste, deveria ser o modelo para essa experiência, para qualquer indivíduo,
através da dispensação da Igreja.
3. À Natureza Deste Batismo
Várias palavras e expressões são usadas na Bíblia para simbolizar
e descrever a vinda do Espírito Santo aos crentes, e seu ministério através
destes. Algumas dessas expressões, são:
a)
Derramamento
Esta expressão das Escrituras é usada freqüentemente para designar
a vinda do Espírito Santo à vida do crente. O sentido original da palavra se
refere à comunicação de alguma coisa vinda do céu, com grande abundância..(Jl
2.28,29).
b)
Batismo
O recebimento do Espírito Santo é figurado como batismo: uma
total, gloriosa e sobrenatural imersão do Divino Espírito, o que revela a
maneira gloriosa como o Espírito Santo envolve, enche e penetra a alma do
crente. Assim todo o nosso ser se torna saturado e dominado com a presença
refrigeradora de Deus, pelo seu Espírito Santo.
c)
Enchimento
Quando o Espírito veio sobre os discípulos no cenáculo, foram cheios
do Espírito. Evidenciaram estar cheios, a ponto de parecerem estar
"embriagados" (At 2.3).
Esse enchimento não se deu em gotas, caídas como que através dum
crivo. Não. No Pentecoste a plenitude do Espírito os encheu inteiramente, de
tal modo que andavam de um lado para outro, falando em novas línguas.
4. Evidência do Batismo com o Espírito Santo
Todos os casos de batismos com o Espírito Santo relatados no
livro de Atos, constituem uma sólida base para a afirmação de que o falar em
línguas estranhas é a evidência física
inicial de que o crente foi batizado com o Espírito Santo. Detenhamo-nos
um pouco em analisar os cinco casos distintos como são apresentados no
referido livro.
a)
No Dia de Pentecoste
"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar
noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At
2.4). Esta foi a primeira manifestação do Espírito Santo, após Jesus ter dito:
"...e vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes
dias" (At 1.5). A demonstração comum ou evidência física inicial de que
todos os presentes no cenáculo foram cheios do Espírito Santo, foi que todos
falaram em línguas estranhas; línguas que não haviam aprendido, faladas,
portanto, pela operação sobrenatural do Espírito Santo.
b) Entre os Crentes Samaritanos
"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que
Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram lá Pedro e João, os quais, tendo
descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum
deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor
Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo" (At
8.14-17).
Ainda que o texto bíblico citado não mostre explicitamente que os
samaritanos hajam falado em línguas estranhas como evidência do batismo com o
Espírito Santo, estudiosos das Escrituras são da opinião de que eles tenham
falado em línguas; pois, se não houvesse a manifestação das línguas, como os
apóstolos teriam notado a diferença entre eles antes e depois da oração com
imposição de mãos?Lucas diz que "Simão, vendo que pela imposição das mãos
dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro..."(At
8.18). Simão não seria suficientemente tolo a ponto
de propor dinheiro para adquirir poderes para realizar operações espirituais
abstratas. Ele almejava poderes para operar fenômenos como os que ele via e
ouvia naquele momento.
c) Sobre Saul em Damasco
"E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos,
disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas,
me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo, e logo lhe
caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se,
foi batizado" (At 9.17,18). Também no caso de Saulo, o texto bíblico não
diz explicitamente que ele tenha falado em línguas, porém diz que ele foi
cheio do Espírito. Ora, se é válido admitir que ele foi cheio do Espírito Santo
naquele momento, por que, então, duvidar que ele haja falado em línguas? Do
punho do próprio Paulo lemos as seguintes palavras: "Dou graças a
Deus,.porque falo mais línguas do que vós todos" (1 Co 14.18).
d) Em Casa do Centurião Cornélio
"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito
Santo sobre todos que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão,
todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito
Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e
magnificar a Deus" (At 10.44-46). Foi a ênfase dada por Pedro e seus
companheiros a que os gentios em Cesaréia haviam recebido o dom do Espírito
Santo, tal qual eles no dia de Pentecoste, que apaziguou os ânimos dos
apóstolos em Jerusalém, de sorte que disseram: "Na verdade até aos gentios
deu Deus arrependimento para a vida!"(At 11.18).
e) Sobre os Discípulos em Êfeso
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito
Santo; e falavam línguas e profetizavam" (At 19.6). Observe: vinte anos
após o dia de Pentecoste, o batismo com o Espírito Santo ainda era acompanhado
com a evidência inicial de falar línguas estranhas. Esta evidência satisfazia
não só a um dos requisitos da doutrina apostólica quanto à manifestação do
Espírito Santo, como também cumpria a promessa de Jesus: "Estes sinais
seguirão aos que crêem: ...falarão novas línguas" (Mc 16.17). Crisóstomo,
um dos grandes mestres da Igreja antiga, afirmou, muitos anos após os dias de
Paulo: "Quem quer que fosse batizado nos dias apostólicos, logo falava
línguas: recebiam eles o Espírito Santo".
***
Fonte:
As Grandes Doutrinas da Bíblia
o mundo do pecado.o espirito santo é o interprete da palavra de Deus.
ResponderExcluirdisse Jesus, enviarei o espirito da parte do meu Pai, e ele vos revelara toda a verdade, e convencerá o mundo de pecado. logo vimos que o espirito santo, é como um colírio para os olhos, é ele que abre o entendimento dos homens para compreenderem a hermeneutica das escrituras.
vimos dessa forma, que ele funciona como um guia de cego, ou seja, ele age como um farolete iluminando o caminho que deve ser seguido pelos homens de forma que eles não se percam no meio de tantos ventos de doutrina dos homens. cuja luz do espirito leva os homens há um raciocínio correto diante da palavra na obediencia de conformidade com a vontade de Deus.
Gostei da explicação PR, Deus Abençoe, muito boa
ResponderExcluirJonatas Ribeiro