sábado, 18 de junho de 2022

As Alianças e Dispensações Bíblicas

 

Dispensações

Dispensação vem do Grego OIKO=CASA e NOMOS=LEI, GOVERNO. Uma dispensação é o governo duma casa. Uma dispensação é uma administração, um programa de governo. Deus preparou, pelo menos, 7 programas de governo ao longo da existência da humanidade, cada qual com peculiaridades específicas, onde cabe ao homem uma responsabilidade e, consequentemente, um julgamento de todos os seus atos.


As dispensações são: 

1. Inocência; 2. Consciência; 3. Governo Humano; 4. Promessa; 5. Lei; 6. Graça; 7. Milênio.


A inter-relação entre as alianças e as dispensações revelam o grande trato de Deus para com a humanidade:


1ª Aliança: Edênica

O homem viveria em ambiente perfeito, tendo direta comunhão com o próprio Deus, sujeito a uma lei simples de amor, temor e amizade, enquanto não desobedecesse.

1ª Dispensação: INOCÊNCIA

• Significado: Antes de pecarem, Adão e Eva viviam no estado da inocência ou da liberdade. Não distinguiam ainda o bem do mal, pois só conheciam o bem.

• Responsabilidade do homem: Manter uma relação direta com Deus, lavrar e guardar o jardim (Gn 2.15). Não comer do fruto da árvore do conhecimento (Gn 3.6).

• Juízo: Expulsão do Jardim do Éden. Pecado, dor e morte entram (Gn 3.16-19, 23, 24).


2ª Aliança: Adâmica. 

A aliança adâmica exige sacrifícios de purificação do homem para se chegar a Deus.

2ª Dispensação: CONSCIÊNCIA

• Significado: Com a entrada do pecado o homem passou a conhecer também o mal. Entrou na posse da consciência. Passa a ser guiado pela natureza pecaminosa

• Responsabilidade do homem: Tomar decisões (ser governado) pela consciência. Inicia o sacrifício de animais (Gn 3.2; 4.1-4; Hb 11.4).

• Juízo: O início desta dispensação começa com o relato do homicídio de Abel. Encerra com a terra cheia de violência (Gn 6.11). Deus destruiu a Terra com o dilúvio (Gn 6.17).


3ª Aliança: Noética. 

Caracteriza-se pela confirmação da relação do homem com a terra. Estabelecimento do governo humano. Garantia de que a terra não sofreria outro dilúvio (arco-íris). Uma família e uma nação são separados por Deus. Governo do homem pelo homem procurando obedecer a DEUS.

3ª Dispensação: GOVERNO HUMANO ou CIVIL.

• Significado: Por causa da violência e do derramamento de sangue que houve Deus instituiu com Noé a dispensação do governo humano (Gn 9.6) com o surgimento das nações.

• Responsabilidade do homem: Viver em sociedade. Adorar somente a Deus. Aqui também surge a base do código da justiça penal.

• Juízo: A dispensação termina com a humanidade intoxicada com a sua importância (Gn 11.4). O resultado foi o juízo (vers. 8,9).


4ª Aliança: Abraâmica. 

Consistiu em fazer de Abraão uma grande nação, em um sentido natural e espiritual.

4ª Dispensação: PROMESSA ou PATRIARCAL (Patri = progenitor).

• Significado: Deus chama Abraão e faz-lhe uma promessa (Gn 12.1-3). Como as nações falham, Deus forma uma nação à parte.

• Responsabilidade do homem: Deus fez a Abraão promessas incondicionais, a serem cumpridas gloriosamente, mas não devido a alguma virtude de Abraão ou da sua semente, pois ele não apropriou-se logo da promessa de Deus (Gn 12.1).

• Juízo: A dispensação da promessa começa com a narrativa de Gn 11.31,32 e termina com Israel a fracassar a entrada na terra da promessa. Abraão desce ao Egito e Israel fica ali escravizado por 400 anos.


5ª Aliança: Mosaica

Constituída de Mandamentos (Êx 20.1-26), Juízos (Êx 21.1 a 24.11) e Ordenanças (Êx 24.12-31.18).

5ª Dispensação: LEI.

• Significado: Grande código consistindo em centenas de mandamentos que abrangem todas as situações da vida do povo de Israel. A Lei foi dada para mostrar o pecado. O Senhor Jesus resumiu toda a lei em 2 mandamentos (Lc 10.27).

• Responsabilidade do homem: Cumprir toda a lei (Tg 2.10).

• Juízo: Os judeus foram julgados com a tomada de Jerusalém pelos romanos. Encerra também o período do Antigo Testamento.


Durante a Dispensação da Lei, a Bíblia apresenta mais duas Alianças:

6ª Aliança: Palestiniana. 

Firmada com os israelitas depois da peregrinação de Israel pelo deserto por quarenta anos. Foi uma preparação para que entrassem na terra prometida e renovassem a aliança Mosaica. Bênçãos e maldições são proclamadas (Dt 28; Js 24.24,25).


7ª Aliança: Davídica

Realizada para o reino de Israel, com a promessa de que sempre haverá um descendente do rei Davi no trono (2 Sm 7.11-16; Sl 89.34). Esta promessa terá seu grande cumprimento na 7ª Dispensação, no período do milênio, quando o Rei Jesus governará Israel.


8ª Aliança: a Nova Aliança

6ª Dispensação: GRAÇA.

• Significado: É a presente dispensação. A dispensação do Novo Testamento com a salvação oferecida pela fé em JESUS CRISTO e não pelas obras (Ef 2.8).

• Responsabilidade do homem: Estar em Cristo Jesus (Rm 5.1-2).

• Juízo: Terminará com os homens não aceitando o amor da verdade para se salvarem (2 Ts 2.10). O juízo de Deus será implacável através da Grande Tribulação.


7ª Dispensação: MILÊNIO ou do REINO.

• Significado: Jesus Cristo descerá pessoalmente à Terra, cumprindo a promessa feita a Davi (Mt 19.28). Neste tempo Satanás será preso por mil anos (Ap 20.2).

• Responsabilidade do homem: Os crentes reinarão com CRISTO nessa época (Ap 20.4). Os homens são responsáveis pela obediência ao Rei e às Suas leis. Satanás está preso. Cristo reinará, a justiça prevalecerá.

• Juízo: A primeira ressurreição acabará no final da grande tribulação e início do milênio (Ap 20.5). Satanás será solto e vencido no final do milênio (Ap 20.7; 20.10-15).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sempre, será um prazer responder.